segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Hamster Sirio











Reprodução



Hamsters não são animais que costumam viver em grupos. São animais normalmente solitários e geralmente procuram companhia apenas para o acasalamento. O cuidado com os filhotes é tarefa exclusiva da fêmea. Logo, o macho só irá atrapalhar a fêmea a criar os filhos.
     Esse pequeno guia irá explicar aos criadores qual é a melhor idade para acasalar, como distinguir o sexo dos hamsters, o que fazer com os filhotes e muitas outras coisas. Qualquer dúvida que tiver me envie um e-mail, terei prazer em responder!

COMO SABER O SEXO DO MEU HAMSTER?

     Para saber, segure o seu hamster com a barriga para cima e preste atenção nos seus genitais.
     Nos machos, os testículos são bastante evidentes (não tanto em hamsters jovens). A distância entre o pênis e o ânus varia entre 1 e 2 cm.
Nas fêmeas, a distância entre a vagina e o ânus é quase nenhuma. Além disso, os mamilos são bem mais visíveis nas fêmeas do que nos machos.



REPRODUÇÃO - PARTE 1: INTERESSE E RESPONSABILIDADE
     Esse pequeno tutorial de reprodução de hamsters foi dividida em algumas partes para facilitar a vida dos criadores. A primeira parte é o interesse: você está realmente interessado em cruzar dois hamsters? É preciso avaliar que as ninhadas de hamsters são grandes (chegam a até 18 filhotes!).
     Os filhotes de hamster comem muito, o que gera muitas despesas com comida. Além disso, a fêmea tem sempre que receber complementos alimentares. E por fim, o criador tem que dedicar muito tempo aos filhotes, por isso se você é muito ocupado e não tem alguém hábil para ficar com os filhotes, recomendo que não cruze seus hamsters!
     E quando os filhotes crescerem, é necessário ter um lugar para o qual você possa mandar seus hamsters, como para um Pet Shop ou então ter pessoas dispostas a adotar alguns filhotes da sua ninhada.
     Se você realmente estiver interessado, vamos para a parte 2.

REPRODUÇÃO - PARTE 2: PREPARAÇÃO PARA O ACASALAMENTO

É necessário ter um macho e uma fêmea ativos para ter os filhotes o macho deve ter entre 3 e 14 meses de vida). Para garantir a saúde dos filhotes e de sua fêmea, é recomendável que sua fêmea não tenha engravidado ainda e tenha entre 4 e 6 meses de vida. Mais que isso ou menos que isso pode acarretar diversos problemas. Se ela já tiver engravidado uma vez, recomendo que ela tenha entre 8 e 14 meses de vida.
     Agora você deve aguardar até que a fêmea esteja no cio (isso ocorre normalmente de 4 em 4 dias). Quando a fêmea está no cio ela produz um cheiro forte, principalmente no verão. Nem sempre esse cheiro pode ser percebido. Então você pode deixá-la sobre a gaiola e coçar do meio das costas até perto do rabo. Se ela ficar parada e levantar o rabo, então é quase certeza que ela está no cio.
     Agora seus hamsters estão aptos para a terceira parte.

REPRODUÇÃO - PARTE 3: ACASALAMENTO

     Pegue o macho e a fêmea e deixe-os juntos na gaiola do macho ou em um território neutro (em uma caixa, por exemplo). Deixe-os lá, por uns 20 minutos, vigiando. Se você notar que eles brigam, separe-os. É recomendável usar uma luva protetora, pois quando eles brigam você provavelmente será alvo de uma dentada. No caso de briga ou se não "der em nada", separe-os e tente outro dia.
     Normalmente ocorre assim: a fêmea fica parada com o rabo levantado. O macho então começa a cheirá-la. Se ele mostrar interesse, montará nela. Deixe-os por um tempo até que acabe e então separe-os, cada um em sua gaiola.
     Observação: para saber se o acasalamento realmente deu certo, dentro de 10 dias mais ou menos a hamster deve engordar e as mamas devem ficar mais visíveis.

Como saber se minha Hamster está com PRENHA (grávida)?
A fêmea ficará mais ativa, e se seus Hamsters estiverem juntos brigaram frequentemente. Isso ocorre, pois a fêmea pensa que o macho vai comer os seus filhotes por isso , bate nele
Boa sorte !!!      

REPRODUÇÃO - PARTE 4: GESTAÇÃO

     Esta é a hora de muitos cuidados. O macho e a fêmea não devem mais ser colocados juntos A fêmea precisa de alguns cuidados especiais agora.
Continue dando comida normalmente a ela, mas dê vários complementos, como: ovo cozido, pão molhado em leite (leite morno - miolo de pão) e ração de gato.
     Além disso, não leve-a mais para passear, nem brinque, nem fique incomodando. Apenas vigie para saber se a saúde dela está boa e mantenha ela sempre com comida, mas sem exageros. Aos poucos você vai notando algumas características da gravidez. A fêmea será mais ativa. Deixe ela em paz, até a hora do parto.
     A gestação do hamster sírio varia entre 16 e 18 dias. Se ultrapassar esse período, a fêmea pode ter sofrido de gravidez psicológica ou problemas durante o parto. Mas se você ainda não observar características da gestação, então eu acho que não deu certo! Volte para a parte 3.
     Quando chegar no dia 14 ou 15 da gestação, sugiro que faça uma lavagem completa em toda a gaiola e troque a serragem. Retire a rodinha. Verifique então se a gaiola está apta para receber os filhotes: não é recomendado ter gradinha no fundo do primeiro andar. É preferível que as grades também não sejam muito grandes. Se o filhote cair onde a fêmea não puder entrar e pegar, ele pode morrer.
     Dê bastante material para a fêmea fazer ninho (algodão e papel higiênico neutro).
     Agora que seguiu todos os passos, aguarde até o nascimento!

REPRODUÇÃO - PARTE 5: O PARTO

     O nascimento ocorre normalmente de madrugada, podendo também ocorrer no começo da noite. Se você estiver próximo da fêmea e acordado, não incomode ela no parto. Ela sabe se virar sozinha. Ao contrário do que você pensa, ela tem completo controle sobre a situação.
     O intervalo entre o nascimento de cada hamster é de 10 minutos. Junto com eles, vem a placenta que é digerida pela próxima fêmea. Pode ocorrer de haver sangue nas serragens, o que é perfeitamente normal.
     Não se preocupe se a hamster aparentemente esquecer alguns filhotes pela gaiola. Ela é responsável e logo trará todos de volta. O importante é não tocar de forma alguma nos filhotes, pois além do risco de machucá-los, você pode passar um cheiro ao pequeno hamster e a mãe não irá mais identificá-lo como filho.
     Não tente intervir em nada. Apenas acompanhe e mantenha bastante comida a sua disposição.
     Não troque a gaiola até que os filhotes tenham pelo menos 2 semanas de vida, mesmo que o cheiro torne-se insuportável. A hamster pode não identificar os filhotes e rejeitá-los.

 
Ninhada de 5 hamsters com 2 ou 3 dias de vida: cuidados com a alimentação garantiram filhotes saudáveis

REPRODUÇÃO -PARTE 6: ALIMENTAÇÃO ESPECIAL PÓS-PARTO: 
                                             
   A dieta a ser seguida agora deve ser parecida com a da amamentação: ovo cozido, pão com leite e ração para gato. É recomendável até mesmo aumentar a quantidade de vegetais, para que a hamster fique com mais leite.      Todo o cuidado é pouco, pois agora a hamster não comerá somente por si, terá de alimentar muitos filhotes!
     Deixe bastante comida a disposição dos animais, verificando se no interior da casinha a comida já não está demais. Se você notar que existe bastante comida estocada, não é necessário dar mais. Deixe que aquela esvazie um pouco e ponha novamente, para que a comida não se estrague.
     Dentro de uma semana de vida os filhotes estarão saboreando alimentos comuns para hamsters, junto com o leite. Neste período as despesas com alimentação dobram.
     Mantenha a alimentação sempre nesta rigidez e acompanhe o crescimento dos filhotes.

REPRODUÇÃO - PARTE 7: O CRESCIMENTO DOS FILHOTES

     Os filhotes irão se desenvolver com grande velocidade. Eles nascem cegos, surdos, sua pele parece transparente e não há pêlos recobrindo o corpo. No entanto, existem dentes que iniciam sua formação. Não são capazes ainda de digerir alimentos sólidos, portanto no começo o leite será alimento exclusivo.
     Embora haja distorções, os filhotes normalmente seguem o mesmo padrão de crescimento. Lembre-se que, como humanos, alguns filhotes podem se desenvolver mais rápido ou não, mas é importante que até 1 mês de vida o hamster esteja completamente formado com saúde.
     Com 3 dias, a pele começa a criar coloração. Já dá para saber mais ou menos a cor dos hamsters.
     Com 6 dias, a pelagem começa a se desenvolver, mas ainda é pequena e ainda aparenta transparência.
     Com 7 dias, alguns filhotes podem começar a provar comida sólida, embora o leite ainda seja o principal alimento.
     Com 12 dias, os pequenos hamsters podem abandonar o ninho para conhecer outros cantos da gaiola. Não se preocupe, a mamãe hamster saberá trazê-los de volta.
     Com 16 dias, os hamsters já estarão com olhos abertos e o desenvolvimento está quase completo. Agora podem passear pela gaiola sem o acompanhamento da mãe.
     Com 21 dias, o desenvolvimento está praticamente terminado. Eles ainda mamarão na mãe, mas esse alimento torna-se dispensável e darão preferência a alimentos sólidos.
     Quando os pequenos hamsters completarem entre 25 e 30 dias de vida, eles já estarão aptos para serem vendidos ou doados. Se você quiser continuar com eles, deverá mantê-los em gaiolas separadas por sexo e quando os mesmos completarem 45 dias de vida, deve separar em gaiolas individuais.

REPRODUÇÃO - PARTE 8: DOANDO E VENDENDO

     A doação ou venda dos hamsters deve acontecer em breve. É importante lembrar que a partir de 1 mês de vida, a tarefa da mãe termina. Então é importante a separação.
     Recomendo que o criador procure Pet Shops especializados ou venda/doe por conta própria, fazendo anúncios no jornal por exemplo. Neste caso, sugiro que o criador venda por um preço entre R$ 5,00 e R$ 10,00.

REPRODUÇÃO - PARTE 9: O SEGUNDO ACASALAMENTO

     Deve haver uma distância de 3 ou 4 meses entre a primeira e a segunda gestação no mínimo para garantir a saúde dos filhotes. Se você realmente estiver interessado em acasalar sua fêmea novamente, cumpra o prazo estabelecido e boa sorte!
     Então sua aventura recomeça na parte 2.



Doenças

  

Os hamsters, assim como nós, podem contrair algumas doenças. Muitas deles são ocasionadas por erros na alimentação e falta de cuidados do dono, mas em muitos casos o criador não tem culpa.
     Quando você suspeitar que seu hamster está doente, procure um veterinário especializado. Por favor, peço para que não enviem e-mails para mim pedindo ajuda, pois não tenho conhecimentos nessa área. Assim que suspeitar de algo, tente normalizar a alimentação e ter cuidados redobrados e procure um veterinário.


     Atenção: jamais dê remédios a seu hamster sem antes consultar um veterinário!



Sintomas
O que pode ser
Sangue na urina
Fungo Aspergillis, infecção na bexiga e nos rins
Fezes moles
Fungo Aspergillis, diarréia, wet-tail
Sede excessiva
Infecção na bexiga ou nos rins, diabetes
Coçar-se excessivamente
Alergia, parasitas, dermatoses
Micção excessiva
Fungos Aspergillis, infecção na bexiga e nos rins, diabetes
Queda de pêlo
Alergia, deficiência alimentar, sarna, parasitas, dermatoses
Irritação no ventre e/ou nos pés
Alergia
Falta de coordenação motora
Infecção no ouvido, hemorragia cerebral
Falta de evacuação
Constipação
Caroço
Abcesso, tumor
Secreção nasal
Alergia, resfriado
Inchaço ou vermelhidão nos olhos
Alergia, resfriado, conjuntivite
Lesões na pele
Sarna, mancha-no-quadril, dermatoses
Letargia profunda
Fungo Aspergillis, desidratação, hibernação, infecção dos pulmões, choque, prostração pelo calor
Tremores
Resfriado, choque, infecção dos pulmões, prostração pelo calor
Espirros
Alergia, resfriado
Perda de peso
Diabetes, problemas dentários
Dificuldade na respiração
Alergia, fungo Aspergillis, resfriado, infecção dos pulmões



Algumas doenças, sintomas ou anormalidades podem ser curados ou ter seus sintomas aliviados se o dono tomar alguns cuidados especiais. Veja abaixo:

     Diarréia - Ela é causada principalmente quando o hamster recebe para comer muitos legumes e comida úmida. Se ele estiver sofrendo diarréia, não dê mais esse tipo de alimentos até que ele se cure. No caso de diarréia muito forte e prolongada, procure um veterinário.
     Resfriados - É necessário identificar o resfriado, pois hamsters muitas vezes tem esses sintomas por alergia. Mantenha seu hamster longe de elementos alérgicos (cheiro forte, serragem com ervas, etc.) e mantenha-o sempre morno, não quentes. Se os sintomas se agravarem ou se prolongarem, procure um veterinário.
     Hibernação - Hamsters sírios, quando em ambiente que muda de temperatura muito rapidamente, podem hibernar. Ele pode parecer morto: duro, frio e com pequena evidência de respiração, porém seus bigodes continuam se mexendo. Hamsters não fazem planos para hibernar, ao contrário de ursos por exemplo. Então, acorde-o constantemente para evitar que ele se desidrate ou fique com fome. Ele deve ser esquentado em temperatura morna até voltar a atividade. Deixe bastante comida e água à disposição do hamster.
     Sarna (perda de pêlo) - Ele normalmente ocorre em hamsters velhos perto da barriga e do quadril. Esmague tabletes de levedura na comida do hamster para que ele melhore. A perda de pêlo em hamsters novos normalmente é associada com irritação de pele. No caso, procure um veterinário.
     Mancha no Quadril - Muitos criadores, alguns experientes, ficam assustados ao notar que hamsters sírios tem uma mancha em cada quadril. Trata-se de glândulas de odor e são normais, usadas pelo hamster para identificar parceiros e filhotes. Podem parecer pegajosas de vez em quando, o que também é normal.
     Para evitar muitas doenças, é aconselhável ao criador que siga a risca as regras de alimentação e tome todos os cuidados necessários .
Crescimento excessivo dos dentes
Isso pode ser gerado pela má alimentação (sem alimentos duros) ou algum problema na mastigação. Quando chega num estágio onde o hamster mal consegue comer, é necessário levar no veterinário para que ele corte o dente e evite que perfure o céu da boca.
Obesidade
A obesidade pode ser gerada por dois fatores: alimentação inadequada e falta de exercício físico. Antes de chegar a um ponto no qual a volta ao peso é difícil, ofereça apenas alimentos saudáveis e deixe disponível uma rodinha de tamanho grande, no qual o hamster não curve suas costas para andar. A obesidade pode tanto ser percebida rapidamente (muita gordura) quanto em seus estágios, que vai diminuindo a locomoção do hamster. Hamsters são rápidos, e se o seu está lento, verifique a alimentação, a rodinha ou possíveis fraturas. Em todo caso, um veterinário é indispensável.

Cuidados

         

Na minha visão, esta é uma das seções mais importantes do site. A criação dos hamsters exige responsabilidade e cuidados. Abaixo, citei cuidados com o animal e cuidados com a manutenção da gaiola (comida, limpeza, etc.).

CUIDADOS COM O ANIMAL

     Quando for pegá-lo para brincadeiras;
     - Antes de segurar seu hamster, lave sua mão com sabão neutro. Se sua mão tiver cheiro de comida, seu hamster pode mordê-lo acidentalmente, pois a visão deste roedor é muito ruim.
     - Segure-o em cima de uma mesa ou em locais baixos para que no caso de seu hamster cair não haja ferimentos.
     - Não segure-o demais. Volte-o na gaiola algum tempo depois, para que ele não fique irritado.
     - Hamsters do tipo anão russo e roboroviski são caracterizados pela grande atividade. É difícil portanto segurá-lo pois ele pode pular da sua mão, o que pode ser fatal. Evite portanto segurá-lo por muito tempo e deixá-lo na mão de crianças.

     Quando for soltá-lo para passeios:
     - Solte-o em locais onde não existam riscos de choques elétricos, quedas, queimaduras, etc. Fique sempre vigiando o hamster para que ele não entre em locais inacessíveis, onde você não poderá pegá-lo depois.
     - É recomendável usar uma pequena coleira para evitar que ele fuja ou rodas de exercício do tipo esfera, onde ele poderá andar sem risco de entrar em locais pequenos ou se acidentar. Se não tiver esses dois acessórios, tome o máximo de cuidado possível.
     - Solte-o dentro de casa, em quartos por exemplo. Não solte-o no quintal ou fora de casa. Você terá poucas chances de recuperá-lo depois.

     Cuidados com a limpeza e escovação do animal:
     - São dispensáveis banhos em seu animal. A não ser que ele esteja realmente muito sujo e mal-cheiroso, você pode passar uma toalha úmida sobre ele e depois secá-lo usando outra toalha. Atenção: nunca passe talco ou sabão em seu hamster ou molhe sua cabeça!
     - A escovação em hamsters não é muito importante, apenas deixa-o mais bonito e pode limpar seu pêlo. Ele também pode gostar que você escove suas costas. Use uma escova de dentes com cerdas macias (pode ser uma não usada mais) e não use água.

     Cuidados com as unhas e dentes do hamster:
     - Os dentes dos hamsters crescem continuamente, sem parar. Por isso, a ração dada aos hamsters deve ser dura, para que eles gastem seus dentes. Ela deve incluir sementes, grãos e pedaços de biscoito para cachorro duros. Também é recomendável dar galhos de árvores frutíferas para eles roerem ou outros acessórios especiais que podem ser encontrados em alguns Pet Shops.
     - As unhas dos hamsters podem incomodar um pouco quando você for segurá-lo. Se elas estiverem muito grandes e estiverem arranhando muito, você pode forrar uma parte da gaiola com lixas para que ele apare as unhas ou então pode levar a um veterinário especializado para o corte das mesmas.
     CUIDADOS COM A GAIOLA     Cuidados com o local onde a gaiola vai ficar:     - A gaiola deve ficar longe de correntes de ar intensas. É recomendável ficar no interior de cômodos onde a janela fique fechada, nunca na parte externa.     - A gaiola deve ficar longe da exposição solar.     - A gaiola deve ficar longe de tintas, produtos de limpeza e combustíveis que exalem um cheiro muito forte. Isto pode acarretar alergias e doenças.


     Cuidados diários:     - Mantenha sempre água fresca, limpa e abundante à disposição do animal.     - Renove sempre a quantidade de comida do hamster.     - Mantenha sempre à disposição do hamster papel higiênico sem cheiro e/ou algodão para que ele construa seu ninho.     Cuidados semanais:     - Troque a serragem e lave as partes principais da gaiola e seus acessórios com sabão neutro e água. Os potes de água e comida devem ser limpos somente com água.     (Caso queira manter a gaiola sempre com cheiro agradável, essa troca pode ocorrer mais de uma vez por semana)     Cuidados mensais:     - Troque a serragem e dê uma lavada rigorosa em toda a gaiola com sabão neutro e água. Os potes de água e comida devem ser limpos somente com água.

Comprando




                      
Tamanho pequeno                                                    Tamanho Grande

Esta seção foi feita para futuros criadores. Embora pareça que não, existem vários cuidados que devem ser tomados na hora de adquirir o animal e a gaiola. Antes de adquirir um hamster, todos aqueles que morarem na mesma casa deste animal devem concordar com a compra. Evite comprar por impulso. Lembre-se: um hamster não é como um bicho de pelúcia, que pode ser jogado fora. Ao comprar o animal, você se compromete a cuidar bem dele e dar saúde e felicidade até que ele morra.
     Depois do criador ter certeza do que quer fazer, é necessário ter acesso a Pet Shops e/ou lojas de produtos agro-pecuários onde se possa adquirir o animal, a gaiola e os acessórios.

GAIOLA

     Comprar a gaiola é o primeiro passo na criação de hamsters. Você pode também improvisar em um aquário, que tem algumas vantagens (não ter circulação de ar ou espaço pra fugir) e desvantagens (espaço muito limitado). Na opção por comprar a gaiola, é necessário pesquisar preços, levando em conta alguns fatores:
     - A gaiola deve ser para ROEDORES, nunca para pássaros.
     - A gaiola deve ter espaço para colocar pote de comida, de água, casinha e roda de exercícios, além de lugar para circulação do animal (lembre-se que um hamster sírio adulto chega normalmente a 14-15 cm!).
     - As grades da gaiola não podem ser muito distantes uma das outras, para não dar espaço para hamsters fugirem.
     - A porta da gaiola deve ser de difícil abertura, pois hamsters são ótimos escaladores e espertos fugitivos!
     O preço de gaiolas de hamsters tem variação muito grande. Eu mesmo adquiri uma gaiola de 4 andares usada de mostruário por R$ 20,00 e encontrei em outra loja uma gaiola 3 vezes menor por R$ 100,00. Faça a comparação e quando tiver adquirido a gaiola, passe para o próximo passo.

ACESSÓRIOS

    
Existem muitos acessórios disponíveis no mercado atualmente. 4 acessórios são fundamentais e os outros são opcionais, são pouco úteis. Veja abaixo a lista de acessórios:

                                                          

Casinha: a casinha pode ser de diversos tipos (madeira, tipo iglu, plástico e até de peças de montar). Ela é fundamental, pois protege o hamster contra o frio durante seu período de sono.
                                                             

Compartimento para Comida: um pote de comida é necessário, de qualquer que seja o material. Ele deve ser grande para que o hamster possa entrar em seu interior para pegar comida.
                                              
 Compartimento para Água: pode ser tanto um bebedouro quanto um simples pote com água. Recomendo um pote de água, pois alguns hamsters não conseguem beber água no bebedouro. Não é recomendável usar bebedouro para pássaros. Este acessório é fundamental.

                                                           
Roda de Exercícios: embora muitos achem que uma roda de exercícios seja apenas uma frescura, é um acessório fundamental na gaiola de hamsters. A ausência desse brinquedo gera stress e desespero por parte do animal. Pode ser de plástico ou de metal.

 Túneis: acessório opcional, pois tem mais importância para a estética da gaiola do que para o animal. Pode ser colocada ou não. O túnel não deve ser muito pouco largo, para que o animal não fique preso em seu interior. Normalmente só é adaptável em gaiolas de acrílico.

                                                  
Globo : é uma esfera de acrílico que têm vários furos para respiração. Ele é um equipamento que nem todos os hamsters gostam: Alguns adoram, outros apenas desprezam. É um o acessório caro, mas previne que os hamsters entrem em buracos e coma sujeiras do chão, enquanto soltos.

 Outros acessórios podem ser encontrados, dependendo de sua cidade. No entanto, os 4 fundamentais são encontrados em qualquer Pet Shop especializado.

Comportamento

                                                                

O comportamento dos hamsters é uma das principais coisas que os criadores de primeira viagem precisam saber. Os hamsters são bastante diferentes de outros animais domésticos como o cachorro e o gato e alguns cuidados devem ser tomados para não cometer sérios erros.
     Os hamsters são animais extremamente independentes, ao contrário de cães e gatos. Eles podem viver perfeitamente se você providenciar água, comida e espaço para ele ficar. Eles são pouco apegados aos donos, portanto você deve sempre brincar e ficar junto dele para que ele vá aos poucos se acostumando com você.
     Estes animais tem hábitos noturnos. Eles normalmente acordam entre às 18:00 e 20:00 da noite e vão dormir entre 5:00 e 7:00 da manhã. Existem variações que podem ser normais, mas a maioria dos hamsters se encaixa nesse horário. Durante o período em que seu hamster estiver dormindo, não o incomode! Deixe para brincar com ele quando ele estiver ativo, à noite!
     Hamsters também são animais extremamente organizados. Em seu ambiente natural, são expostos a situações onde a comida é difícil e há muitos predadores. Para fugir destas hostilidades da natureza, eles costumam armazenar comida em um local seguro (quase sempre na casinha). Eles levam comida através de compartimentos um pouco abaixo das bochechas. Também podem levar pequenos pedaços de papel higiênico neutro (sem cheiro), algodão e serragem para fazer seu ninho e proteger-se do frio. É recomendado portanto que o dono deixe à disposição destes pequenos roedores estes materiais. Estas bolsas nas bochechas também podem ser usadas pela mãe para carregar filhotes em situações de perigo!
     Estes pequenos roedores também podem machucá-lo mordendo. São os sentidos de defesa dos hamsters. Não fique bravo com ele. Punição não resolverá em nada, apenas não faça mais com ele aquilo que acarretou aquela reação. Por exemplo, não coloque o dedo no interior da casinha quando o hamster está dormindo, pois provavelmente levará uma dentada.
     Os hamsters são animais pouco sociáveis, principalmente a espécie síria, que é a mais comum entre os criadores. Cada caso é um caso, mas existe uma padronização de cuidados que você deve ter na hora de colocar mais de um hamster na mesma gaiola:
   
ATENÇÃO: É extremamente recomendável ter apenas um hamster por gaiola!

Atos e reações: significados
     Este texto foi encontrado na internet em vários sites, portanto não sei a autoria deste texto. Esse texto é bastante importante para os criadores, pois ele possibilita uma tradução do que o seu hamster quer dizer com algumas atitudes.

     - Andar rapidamente pelo lugar, mantendo o corpo sempre junto ao chão:
Insegurança, lugar não familiar.
     - Estufar as bochechas: 
Intimidação.
     - Limpar-se meticulosamente: 
Sentido de conforto, de estar em paz.
     - Bocejar: 
Contentamento, relaxamento.
     - Levantar as duas patas dianteiras: 
Defesa de uma fêmea quando atacada por um macho.
     - Saltar no ar: 
Bom humor, excitação.
     - Sentar na parte posterior do corpo:
Atenção ou agressão.
     - Apontar as orelhas para trás: 
Cansaço ou insegurança; medo, mau humor, agressividade, atenção.
     - Deitar sob as costas imóvel:
Postura de defesa; medo.
     - Andar com a parte anterior do corpo abaixada e o rabo levantado:
Medo, postura de inferioridade, na presença de outros hamsters mais fortes ou mais velhos.
     - Coçar-se:
Conforto, relaxamento.
     - Limpar-se repentina e prolongadamente: 
Estado de alarme, susto.
     - Dobrar as orelhas: 
Atenção.
     - Hesitar repentinamente: 
Estado de alarme ou medo.

Adestramento

                                                        


 Hamsters são animais não muito domesticáveis como cães, por exemplo. Eles não se apegam muito ao dono, por ter caráter bastante selvagem e independente. Existem, no entanto, para a sorte dos donos, alguns métodos de domesticação. Algumas regras devem ser seguidas para que o animal não se torne agressivo e se familiarize com o ambiente onde está.
     Logo no começo, quando o roedor chegar ao novo lar, ele aparentemente estará desesperado, querendo sair de todos os modos da gaiola. Nesse tempo, é importante não segurá-lo ou soltá-lo para pequenos passeios. Ele pode se incomodar muito com isto. Não deixe brechas para ele escapar e o deixe se acostumar com a nova situação.
     Em alguns dias, você pode pegá-lo durante o tempo em que está ativo, jamais tirando-o do sono para brincadeiras. Você pode segurar e deixá-lo andar um pouco em alguns cômodos da casa, sempre vigiando para que ele não entre em lugares perigosos ou que você não poderá pegá-lo de volta.
     Quando segurar seu hamster em sua mão, não faça movimentos bruscos e não coce muito ele, incomodando e ferindo. Seja calmo e tente fazer com que ele não se sinta assustado. Repita estas ações por um bom tempo e logo você terá um animalzinho manso e adestrado!
Mas existem também alguns truques que podem ser feitos com seu animal.

CHAMANDO PELO NOME

     No horário em que seu hamster estiver acordado e ativo, pegue um petisco (pode ser um biscoito para cachorro ou um petisco especial para hamsters) e vá até a gaiola. Diga o nome do seu hamster claramente e suavemente e segure o biscoito onde ele possa pegá-lo. Deixe-o comer o biscoito.
     Repita a ação em vários dias. É possível que dentro de alguns dias seu hamster associe o nome com o biscoito e toda vez que você disser ele virá até você.

FAZENDO-O DANÇAR

     Esse truque requer mais paciência e mais tempo, mas existem vários casos de pessoas que conseguiram ensinar esse truque a seus hamsters.
     Deixe um rádio ligado em volume baixo próximo a gaiola e pegue um biscoito. Solte seu hamster e segure o biscoito a uma certa altura em que ele precise ficar de pé para alcançar. Mexa com o biscoito de um lado para o outro, para que ele vire-se de pé tentando alcançar o petisco. Repita esse processo vários dias e seu hamster associará a música com o biscoito e irá dançar sozinho.

Alimentação


Alimentação


O hamster, em seu ambiente natural, tem uma alimentação bastante variada que inclui sementes, frutos e até mesmo insetos. No entanto, para garantir a saúde de seu animal, é recomendável dar a ele uma alimentação equilibrada e saudável, sem exageros!
     Lembre-se: um hamster não é como um cachorro ou um gato por exemplo, seu organismo é extremamente frágil a certas substâncias. Além disso, ele é um animal que prefere muito mais o consumo de vegetais e grãos a carnes e laticínios. Um hamster bem alimentado é um hamster feliz e saudável.
     Você pode encontrar em Pet Shops e casas de agricultura misturas especiais para hamsters. É necessário verificar se essa ração tem boa aparência e é bastante variada. Não adianta dar apenas um tipo de alimento. É preciso diversificar.

RAÇÃO DIÁRIA

     Diariamente, deixe ração disponível para seu hamster. Nesta ração, é preferível haver: soja, milho, ervilha, sementes de girassol, amendoim, aveia e trigo. Também é recomendado ter uvas passas, ameixas secas e pedacinhos quebrados de biscoito para cachorro do tipo duro.
     Atenção: se a comida estiver desaparecendo rapidamente do pote, verifique onde o hamster dorme. Provavelmente, se ele for um hamster precavido, você encontrará bastante comida estocada. Não é necessário empanturrar seu hamster de alimento, apenas verifique sempre se ele possui comida, estocada ou no pote, disponível para consumo.

PETISCOS E AGRADOS

     Os petiscos e agrados não devem ser dados na mesma frequência que a ração diária. Podem ser dados duas ou três vezes por semana sem prejudicar a saúde de seu roedor: frutas frescas (evite frutas cítricas, como laranja e limão), iogurte, pão, queijo, vegetais crus ou cozidos (evite alface) e biscoitos (recomendável biscoito água e sal, que não é muito doce nem muito salgado).
     Também é permitido dar pequenos insetos, como gafanhotos.

ALIMENTOS PROIBIDOS

     Alguns alimentos são terminantemente proibidos! Se você oferecer estes alimentos a seu hamster, a saúde dele pode estar comprometida: chocolate, doces, cebola, alho, ração especial para coelhos (contém hormônios) e alface (pode dar diarréia e problemas no figado).


Você é responsável pela saúde e bem-estar de seu Hamster. Trate-o com carinho e responsabilidade."
O Hamster poderia ser escolhido como o símbolo da previdência, como a formiga, pois noite e dia ocupa-se de juntar alimentos. Alimenta-se basicamente de grãos, frutas, raízes, queijos, e , quando em seu habitat natural, de larvas e pequenos insetos. Existem disponíveis no mercado rações industrializadas, balanceadas de modo a oferecer nutrientes básicos essenciais que atendem as necessidades diárias, produzidas com alimentos não nocivos à saúde. Alcon HAMSTERS é um alimento completo, composto de grãos, sementes, leguminosas e verduras, todos de primeira qualidade, os quais juntos garantem a boa alimentação de todas as raças de hamsters assim como de outros pequenos roedores. O balanceamento da ração Alcon HAMSTERS assegura o fornecimento de todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento saudável de seus animais.
Você também encontra nos mercados a ração Alcon HAMSTERS STICKS na forma de pequenos bastões crocantes, é composta de ingredientes selecionados, vitaminas e minerais de agradável paladar aos hamsters e outros pequenos roedores. Devido a sua adequada combinação entre cor, formato, textura e composição, Alcon HAMSTERS STICKS é consumido com grande aceitação. Além disso, sua formulação, criteriosamente balanceada, assegura o fornecimento de todos os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento destes roedores.

Os Hamsters armazenam os alimentos em suas bochechas, para posteriormente serem depositados em "tocas". Um animal
pode guardar até 50 kg de alimentos. Seu consumo diário de comida é de 7 a 15 g e de água de 11 a 30 ml, podendo variar com a idade e estado do animal. Alimentos e água são oferecidos continuadamente.