segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Comprando




                      
Tamanho pequeno                                                    Tamanho Grande

Esta seção foi feita para futuros criadores. Embora pareça que não, existem vários cuidados que devem ser tomados na hora de adquirir o animal e a gaiola. Antes de adquirir um hamster, todos aqueles que morarem na mesma casa deste animal devem concordar com a compra. Evite comprar por impulso. Lembre-se: um hamster não é como um bicho de pelúcia, que pode ser jogado fora. Ao comprar o animal, você se compromete a cuidar bem dele e dar saúde e felicidade até que ele morra.
     Depois do criador ter certeza do que quer fazer, é necessário ter acesso a Pet Shops e/ou lojas de produtos agro-pecuários onde se possa adquirir o animal, a gaiola e os acessórios.

GAIOLA

     Comprar a gaiola é o primeiro passo na criação de hamsters. Você pode também improvisar em um aquário, que tem algumas vantagens (não ter circulação de ar ou espaço pra fugir) e desvantagens (espaço muito limitado). Na opção por comprar a gaiola, é necessário pesquisar preços, levando em conta alguns fatores:
     - A gaiola deve ser para ROEDORES, nunca para pássaros.
     - A gaiola deve ter espaço para colocar pote de comida, de água, casinha e roda de exercícios, além de lugar para circulação do animal (lembre-se que um hamster sírio adulto chega normalmente a 14-15 cm!).
     - As grades da gaiola não podem ser muito distantes uma das outras, para não dar espaço para hamsters fugirem.
     - A porta da gaiola deve ser de difícil abertura, pois hamsters são ótimos escaladores e espertos fugitivos!
     O preço de gaiolas de hamsters tem variação muito grande. Eu mesmo adquiri uma gaiola de 4 andares usada de mostruário por R$ 20,00 e encontrei em outra loja uma gaiola 3 vezes menor por R$ 100,00. Faça a comparação e quando tiver adquirido a gaiola, passe para o próximo passo.

ACESSÓRIOS

    
Existem muitos acessórios disponíveis no mercado atualmente. 4 acessórios são fundamentais e os outros são opcionais, são pouco úteis. Veja abaixo a lista de acessórios:

                                                          

Casinha: a casinha pode ser de diversos tipos (madeira, tipo iglu, plástico e até de peças de montar). Ela é fundamental, pois protege o hamster contra o frio durante seu período de sono.
                                                             

Compartimento para Comida: um pote de comida é necessário, de qualquer que seja o material. Ele deve ser grande para que o hamster possa entrar em seu interior para pegar comida.
                                              
 Compartimento para Água: pode ser tanto um bebedouro quanto um simples pote com água. Recomendo um pote de água, pois alguns hamsters não conseguem beber água no bebedouro. Não é recomendável usar bebedouro para pássaros. Este acessório é fundamental.

                                                           
Roda de Exercícios: embora muitos achem que uma roda de exercícios seja apenas uma frescura, é um acessório fundamental na gaiola de hamsters. A ausência desse brinquedo gera stress e desespero por parte do animal. Pode ser de plástico ou de metal.

 Túneis: acessório opcional, pois tem mais importância para a estética da gaiola do que para o animal. Pode ser colocada ou não. O túnel não deve ser muito pouco largo, para que o animal não fique preso em seu interior. Normalmente só é adaptável em gaiolas de acrílico.

                                                  
Globo : é uma esfera de acrílico que têm vários furos para respiração. Ele é um equipamento que nem todos os hamsters gostam: Alguns adoram, outros apenas desprezam. É um o acessório caro, mas previne que os hamsters entrem em buracos e coma sujeiras do chão, enquanto soltos.

 Outros acessórios podem ser encontrados, dependendo de sua cidade. No entanto, os 4 fundamentais são encontrados em qualquer Pet Shop especializado.

4 comentários: