segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Doenças

  

Os hamsters, assim como nós, podem contrair algumas doenças. Muitas deles são ocasionadas por erros na alimentação e falta de cuidados do dono, mas em muitos casos o criador não tem culpa.
     Quando você suspeitar que seu hamster está doente, procure um veterinário especializado. Por favor, peço para que não enviem e-mails para mim pedindo ajuda, pois não tenho conhecimentos nessa área. Assim que suspeitar de algo, tente normalizar a alimentação e ter cuidados redobrados e procure um veterinário.


     Atenção: jamais dê remédios a seu hamster sem antes consultar um veterinário!



Sintomas
O que pode ser
Sangue na urina
Fungo Aspergillis, infecção na bexiga e nos rins
Fezes moles
Fungo Aspergillis, diarréia, wet-tail
Sede excessiva
Infecção na bexiga ou nos rins, diabetes
Coçar-se excessivamente
Alergia, parasitas, dermatoses
Micção excessiva
Fungos Aspergillis, infecção na bexiga e nos rins, diabetes
Queda de pêlo
Alergia, deficiência alimentar, sarna, parasitas, dermatoses
Irritação no ventre e/ou nos pés
Alergia
Falta de coordenação motora
Infecção no ouvido, hemorragia cerebral
Falta de evacuação
Constipação
Caroço
Abcesso, tumor
Secreção nasal
Alergia, resfriado
Inchaço ou vermelhidão nos olhos
Alergia, resfriado, conjuntivite
Lesões na pele
Sarna, mancha-no-quadril, dermatoses
Letargia profunda
Fungo Aspergillis, desidratação, hibernação, infecção dos pulmões, choque, prostração pelo calor
Tremores
Resfriado, choque, infecção dos pulmões, prostração pelo calor
Espirros
Alergia, resfriado
Perda de peso
Diabetes, problemas dentários
Dificuldade na respiração
Alergia, fungo Aspergillis, resfriado, infecção dos pulmões



Algumas doenças, sintomas ou anormalidades podem ser curados ou ter seus sintomas aliviados se o dono tomar alguns cuidados especiais. Veja abaixo:

     Diarréia - Ela é causada principalmente quando o hamster recebe para comer muitos legumes e comida úmida. Se ele estiver sofrendo diarréia, não dê mais esse tipo de alimentos até que ele se cure. No caso de diarréia muito forte e prolongada, procure um veterinário.
     Resfriados - É necessário identificar o resfriado, pois hamsters muitas vezes tem esses sintomas por alergia. Mantenha seu hamster longe de elementos alérgicos (cheiro forte, serragem com ervas, etc.) e mantenha-o sempre morno, não quentes. Se os sintomas se agravarem ou se prolongarem, procure um veterinário.
     Hibernação - Hamsters sírios, quando em ambiente que muda de temperatura muito rapidamente, podem hibernar. Ele pode parecer morto: duro, frio e com pequena evidência de respiração, porém seus bigodes continuam se mexendo. Hamsters não fazem planos para hibernar, ao contrário de ursos por exemplo. Então, acorde-o constantemente para evitar que ele se desidrate ou fique com fome. Ele deve ser esquentado em temperatura morna até voltar a atividade. Deixe bastante comida e água à disposição do hamster.
     Sarna (perda de pêlo) - Ele normalmente ocorre em hamsters velhos perto da barriga e do quadril. Esmague tabletes de levedura na comida do hamster para que ele melhore. A perda de pêlo em hamsters novos normalmente é associada com irritação de pele. No caso, procure um veterinário.
     Mancha no Quadril - Muitos criadores, alguns experientes, ficam assustados ao notar que hamsters sírios tem uma mancha em cada quadril. Trata-se de glândulas de odor e são normais, usadas pelo hamster para identificar parceiros e filhotes. Podem parecer pegajosas de vez em quando, o que também é normal.
     Para evitar muitas doenças, é aconselhável ao criador que siga a risca as regras de alimentação e tome todos os cuidados necessários .
Crescimento excessivo dos dentes
Isso pode ser gerado pela má alimentação (sem alimentos duros) ou algum problema na mastigação. Quando chega num estágio onde o hamster mal consegue comer, é necessário levar no veterinário para que ele corte o dente e evite que perfure o céu da boca.
Obesidade
A obesidade pode ser gerada por dois fatores: alimentação inadequada e falta de exercício físico. Antes de chegar a um ponto no qual a volta ao peso é difícil, ofereça apenas alimentos saudáveis e deixe disponível uma rodinha de tamanho grande, no qual o hamster não curve suas costas para andar. A obesidade pode tanto ser percebida rapidamente (muita gordura) quanto em seus estágios, que vai diminuindo a locomoção do hamster. Hamsters são rápidos, e se o seu está lento, verifique a alimentação, a rodinha ou possíveis fraturas. Em todo caso, um veterinário é indispensável.

43 comentários:

  1. Nicolle esse blog ficou muito legal e fofis
    te adoro

    ResponderExcluir
  2. você sabe me dizer qual é a doença do meu hamster?ele esta com a respiração ofegante,rejeita a comida,não bebe água,vive deitada,as vezes não consegue ficar em pé(ela as vezes tomba pro lado),e os olhos ficam fechados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes a causa disse é a crescimento excessivo dos dentes.

      Excluir
    2. Olá, tenho 2 ramister sírio, a Fifi e a Felícia, mês passado a Felícia estava muito doente, ela não bebia agua, não comia, respirava muito forte, ficava parada na maioria do tempo, eu so alimentava com raçao, chamei o veterinário q mi passou p dar mel na boca dela 2 vezes ao dia caso fosse intoxicação, como ela não melhorou passou a seguinte alimentação: Castanha de caju, castanha do para, damasco desidratado, girassol grande, amendoim com casca, madacamia, dei essas variações p elas. Estao lindas e saudáveis graças a Deus.Espero que essas dicas ajude quem tem passado por isso. Mas não deixe de procurar um veterinário. :)

      Excluir
    3. Meu hamster está com respiração ofegante não está conseguindo ficar muito menos andar não abre os olhos e quando abre e só um estou com suspeita de alergia,obesidade e fratura na patinha de trás dele

      Excluir
  3. Tatiane, o meu hamster esta com alguns sintomas assim tambem, ele esta cambaleando, ele deixa em posiçao anormal (hamsters tendem a deitar e se enrolar formando uma bolinha) ele nao esta mais deitando assim, ele deixa como se estivesse sentindo muito dor na barriga e ele nao fica de olho aberto, e a respiração dele esta MUITO forte, mais que o normal, to preocupada, mas nao to acha na internet ://

    ResponderExcluir
  4. Meu hamster tá quieto demais, não tá aceitando comida nem água, parece que ele está tonto, perdido ou algo assim, pq a ração tava na frente dele e ele passou por cima sem nem ver começou a roer a grade da gaiola! Ele também entrou no potinho de água, que estava 'cheio' e pareceu que não percebeu! Socorro, meu primeiro hamster morreu ficando mais ou menos assim que nem esse, e não quero que esse morra também! Eu só o tenho faz umas três semanas; ele está cambaleando e tá muito magro também, mas ele sempre comia a muita ração... ele fica deitado com o focinho no meio das grades, de olhos semi-cerrados e mal parece respirar, parece sem forças... Socorro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi algo parecido! Leve ele no veterinário se isso não melhorar..

      Excluir
    2. O meu hamster também teve esses sintomas ele estava cambaleando estava tonto ele caia eu oferecia água mais ele n bebia n comia eu entrei em crise ele n conseguia respirar e por fim ele morreu eu fiquei muito triste por isso e muito triste vc ver ele sofrendo nas suas mãos sem poder fazer nada e por isso quero saber q doença e essa e como tratar ela e meu hamster completava um ano este mês o nome era Julieta ela era muito saudável brincadeira rodava na rodinha e bom e isso preciso da ajuda de alguém que conhecer pfv

      Excluir
    3. O meu hamster também teve esses sintomas ele estava cambaleando estava tonto ele caia eu oferecia água mais ele n bebia n comia eu entrei em crise ele n conseguia respirar e por fim ele morreu eu fiquei muito triste por isso e muito triste vc ver ele sofrendo nas suas mãos sem poder fazer nada e por isso quero saber q doença e essa e como tratar ela e meu hamster completava um ano este mês o nome era Julieta ela era muito saudável brincadeira rodava na rodinha e bom e isso preciso da ajuda de alguém que conhecer pfv

      Excluir
  5. o meu hamster passa o dia todo dentro da casinha, espirra, fez urina com sangue e quase que nao come. achas que sabes alguma coisa sobre esta doença?? por favor, se souberes responde, eu tenho muito medo de perde-lo :( :( :( :( :( :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deu alguma coisa diferente para ele? Dependendo de que você deu, o organismo dele reagiu diferente, ou mesmo não podia dar esse alimento.

      Excluir
  6. Meu Hamster só fica deitado, ta quetin dms, antes ele era tao alegre, e ele vive espirrando, tenho medo de perde ele ;//

    ResponderExcluir
  7. Gente por favor me ajuda :(
    Minha Hamster ta com o bumbum sangrando e as perninhas d trás estão sem movimento algum e ele esta quase toda sem pelo :(
    O que ela pode ter ?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde. Li alguns casos nas respostas e ontem foi quando tudo começou. Atarde por volta das 18:00 fui colocar comida na casinha onde estava a mão e 7 filhotes e foi quando percebi que a mãe e dois filhotes estavam parados na gaiola. tirei e coloquei em cima de um pano e percebi q eles ainda não estavam mortos, porém não conseguiam se mexer; as vezes um dos filhotes conseguia mexer as patinhas da frente, mas não entendia o motivo, pois parecia que as perninhas dos hamsters estavam paralizadas.
    Tentei de tudo que se possa imaginar. Tentei jogar ar para eles tentarem respirar, tentei dar água, enrolei-os em paninhos quentes q esquentei, os coloquei em um recipiente enrolados e com uma luz quente em cima para aquece-los.
    Hoje voltando para casa, percebi que não tinha adiantado, pois pensei na hibernação que o hamster sírio pode sofre, mas pelo visto não era.
    Logo em seguida fui ver a casinha e mais 2 dos 5 filhotes restantes estavam no mesmo estado dos anteriores, mas nada consegui fazer para salvá-los e infelizmente eles se foram. Ao total em menos de 24h perdi 5 hamsters!

    Agora a questão é saber o que ocorreu para a morte deles e não encontro em lugar algum exatamente o que teria causado a morte. Não sei se eles tiveram Letargia profunda (Fungo Aspergillis, desidratação,hibernação, infecção dos pulmões,
    choque ou prostração pelo calor), falta de coordenação motora (Infecção no ouvido, ou hemorragia cerebral), ou então qualquer outra coisa que eu desconheça que causou a morte deles.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi boa tarde,estou aqui pq meu hamster esta com um tipo de hemorroida,ele esta com um negocio garrado no anus dele,parece q ele esta defecando o intestino dele ou sei la oq é,estou preocupado vc pd me ajudar? Oq faço? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Uriel. Isso já aconteceu com um Hamster meu. Prolapso do intestino. Levei ao veterinário e ele colocou pra dentro novamente e costurou. Mas me avisou na época que não adiantaria muito pq ele ia roer os pontos. E foi o que aconteceu. Infelizmente não tive idéia de colocar algo do tipo de um colar elizabetano. Enfim acho que vale levar no vet pra tentar resolver.
      Boa sorte!

      Excluir
  11. Olá!
    Minha hamster está perdendo o pelo ao redor de uma orelhinha e sai um cheiro muito ruim, logo em seguida também começou a perder o pelo nas perninhas traseiras, e fica vermelho na mesma região. O que pode ser? Me ajudem! aqui não temos veterinário. Obrigado

    ResponderExcluir
  12. tomei um susto quando eu vi a mancha vermelha no quadril

    ResponderExcluir
  13. ola,tudo bem ?
    eu amei seu blog!!!!
    eu tenho uma duvida o meu hamister ele ta se cortando perto do pescoço e os olhos deles estão muito arregalados estou com medo que seja alguma coisa muito seria !!!
    voce poderia me ajudar, me dizer algumas dicas para ajudar ela ?
    bjss MOEMA

    ResponderExcluir
  14. Oi, meu nome é Lorena e tenho um hamster chamado Roberto. Ele estava com falta de pelo nas costas e sua urina estava com um cheiro forte e cor tbm, então levei ele ao veterinário e depois q ele analizou o Roberto ele disse q poderia ser fungo (o fato do pelo cair) e no caso da urina recomendou q eu trocasse a alimentação dele por couve sem agrotóxicos e cenouras,e pediu para não alimentá-lo com nada q tinha corante. Então passou nele (onde havia falhas) violeta genciana e aplicou uma dose de antibiótico e outra no dia seguinte. Depois disso o Roberto ficou muito cansado, mas achei q fosse normal por causa das injeções, porém percebi q ele não comia as cenouras nem a couve, mudei a alimentação dele novamente e pensei q estava tudo bem, porém no dia seguinte vi que ele tbm não estava comendo e nem bebia água e q estava com a respiração forte e dificuldade de andar. Eu vou levar ele no veterinário amanhã, mas estou mto preocupada com ele, vcs tem alguma dica de como alimentá-lo? Ou de como tratar? POR FAVOR ME AJUDEM! ����❤

    ResponderExcluir
  15. Oi, meu nome é Lorena e tenho um hamster chamado Roberto. Ele estava com falta de pelo nas costas e sua urina estava com um cheiro forte e cor tbm, então levei ele ao veterinário e depois q ele analizou o Roberto ele disse q poderia ser fungo (o fato do pelo cair) e no caso da urina recomendou q eu trocasse a alimentação dele por couve sem agrotóxicos e cenouras,e pediu para não alimentá-lo com nada q tinha corante. Então passou nele (onde havia falhas) violeta genciana e aplicou uma dose de antibiótico e outra no dia seguinte. Depois disso o Roberto ficou muito cansado, mas achei q fosse normal por causa das injeções, porém percebi q ele não comia as cenouras nem a couve, mudei a alimentação dele novamente e pensei q estava tudo bem, porém no dia seguinte vi que ele tbm não estava comendo e nem bebia água e q estava com a respiração forte e dificuldade de andar. Eu vou levar ele no veterinário amanhã, mas estou mto preocupada com ele, vcs tem alguma dica de como alimentá-lo? Ou de como tratar? POR FAVOR ME AJUDEM! ����❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele emagreceu? ou começou a comer menos? Se for isso, tenta dar pedialyte infantil pra ele, usando uma seringa. Indicaram pra eu fazer isso com o meu, o nome dele é Zoiudinho, ele estava se alimentando mal, e agora ta bem fraquinho, às vezes nem consegue segurar a comida dele com as mãos, ele derruba. Falaram pra dar Pedialyte pra ele melhorar, pq ele perdeu peso e ta fraco.

      Excluir
  16. O meu hamster esta com uma mancha preta ao redor da virilha. O que pode ser? E onde eu encontro veterinarios em sp?

    ResponderExcluir
  17. Ola alguém pode me ajudar o meu hamster ficou muito magro desnutrido e fraco,alguém sabe me dizer o que pode ser?

    ResponderExcluir
  18. Olá eu tenho um hamster que ja tem 3 anos e dois meses, sempre muito arteiro e comilão. tem alguns dias que parece que toma susto e ontem vi que seus olhos e ouvidos estão com secreção, sua parte traseira parece molhada e ele não mexe muito uma das patinhas traseiras, fico triste com ele assim, alguém tem alguma dica, eu coloquei piusana(antibiótico) na água pra evitar algo grave. ele só quer ficar na vasilha de ração e anda muito mal. Ajuda!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi, meu hamster também está com essa doença misteriosa, meu Rhino é um sírio lindo e muito ativo, mas há mais ou menos uma semana que está tristinho, defecando algo estranho e sem forças, os olhos estão constantemente remelando como quem está com conjuntivite, ele não come e não bebe água, os dentinhos estão enormes e eu tenho alimentado ele e dado água segurando-o. Ele parece desorientado e cai constantemente, meu filhinho hoje ficou com o narizinho sangrando e eu não sei mais como proceder. Ele quase não respira e está bem paradinho. Não tenho como levá-lo no veterinário e isso é muito triste. Espero que ele fique bem e espero que descubram as causas e a cura pra essa doença terrível.

    ResponderExcluir
  20. Minha hamster esta com a barriga inchada, nao é dentro da barriga é ente a pele e o músculo, e esta fazendo coco verde, esta mole nao anda só fica deitada esta respirando fraco ... Oq.sera... Já.levei no veterinário mas ele nao e especialista e deu injeção de antibiótico já tem 3 dias que ela esta assim

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Olá! Eu tenho um hamster sírio de mais ou menos um ano e meio. A alguns dias percebi que na parte de baixo em sua barriguinha apareceu um tipo de mancha marrom, a princípio pensei que fosse alguma casquinha de alimento que grudou mas agora estou começando a achar que é algo mais sério. Estou super preocupada e o veterinário que cuida desse tipo de bichinho perto da minha casa está cobrando R$ 120,00 a consulta. No momento não tenho condições. Se alguém puder me ajudar agradeço de coração.

    ResponderExcluir
  23. Meu hamster está com manchas pretas/azuis perto das orelhas e pescoço
    Me ajude!!! O que é isso??

    ResponderExcluir
  24. Boa noite meu hamster ta andando de vagar e com o olho fechado so foi mudar o tempo ta frio aqui moro em curitiba e ta uns 5 graus sera que e o frio que deixou ele doente

    ResponderExcluir
  25. Olá, hamister está com olhos fechados e duro, não se mexe, ele está com a respiração ofegante e geme... fica abrindo e fechando a boca, como se estivesse engasgado. Não sei o que fazer.😭

    ResponderExcluir
  26. Meu hámster esta rodando em círculos está com o nariz sangrando e olhos inchados e vermelhos o que posso fazer o ajudar ele? E o que pode ser ?? ( eu não tenho dinheiro pra pagar o veterinário ) :'((((((((

    ResponderExcluir
  27. olá bom dia , meu hamster,esta com olhos ramelento e com tremor não come mais o que faço , alguém passou por caso semelhante ?

    obrigado!

    ResponderExcluir
  28. Bom dia!
    E a primeira vez que tenho em casa um hamster (o rapaz me informou que é sirio) gostaria de saber algumas dicas.
    Além da gaiola, compramos uma bolinha pra ele andar um pouco pela caSá, mas minha preocupação é se eles transmitem alguma doença, se eu possó deixar ele dentro de casa sem problemas.

    ResponderExcluir
  29. Olá meu hamnister só fica queto respirando rápido oq faça mim ajuda por favor

    ResponderExcluir
  30. Preciso muito de ajuda já pesquisei em todos os lugares e não sei o que meu ramister tem, não tenho dinheiro pra levar ele no veterinário, está saindo bolas de sangue de dentro do ouvido. Estou passando soro e tirando com algodão, mais hoje já perdeu muito novamente. Ele está muito caldinho, não sei o que fazer

    ResponderExcluir